quinta-feira, 3 de novembro de 2011

As razões para adotar um animal adulto

Infelizmente é um fato: enquanto vários filhotes de cães e gatos são adotados facilmente, o animais já adultos sempre ficam por último no abrigos e é bem mais difícil, para eles, conseguir um lar. Mas apesar de os filhotes serem muito fofos e brincalhões, os adultos também conseguem ser muito lindos e bem mais educados. Na hora de adotar, é muito importante levar em consideração as características do bichinho e escolher um que combine com a sua personalidade. Ás vezes, o cão adulto é melhor opção para sua família e, por isso, aqui estão algumas razões para levar para casa um cãozinho adulto:

  • A personalidade do adulto já está bem definida e não corre risco de mudanças sem um bom motivo (maus tratos, etc.). Já é possível saber se o animal é medroso, brincalhão, quieto e se gosta de crianças por exemplo. No caso dos filhotes, é uma surpresa. Eles são extremamente brincalhões e quando crescem podem mudar completamente suas personalidades.
  • Quando adulto, o tamanho também já está definido e não haverá grandes mudanças como os filhotes, que, diversas vezes, superam as expectativas e crescem além do tamanho desejado.
  • Os filhotes não tem discernimento do local correto para fazer xixi e, por mais que seja ensinado, ele vai demorar um tempo até se acostumar. Já os adultos têm o comportamento mais estável e, muitas vezes, até mesmo sem serem ensinados, já têm um lugar próprio para o xixi.
  • O adultos não têm tendência ou necessidade de comer e destruir objetos dos donos, como, por exemplo, sapatos.
  • Muitas pessoas acreditam que, pelo cão já ser grande, ele tem dificuldade ou, até mesmo, não aprende a obedecer às ordens dos donos, mas esse é um pensamento equivocado, já que o aprendizado do animal não depende de sua idade, é questão apenas de treinamento, mesmo que haja algum problema comportamental.
  • Os filhotes têm uma tendência de querer desvendar a casa, pular em tudo e escalar o tempo todo, já os adultos querem passar mais tempo com a família ou com o dono.
  • Animais adultos se adaptam facilmente à nova família.
  • Os adultos também exigem menos gastos que os filhotes, porque já estão castrados, vermifugados e a vacina é em dose anual. Os filhotes, pelo contrário, só recebem a primeira dose das vacinas.
Nos abrigos, os adultos sempre são maioria e é com dificuldade que encontram uma família

Gente, esse são alguns bons motivos para adotar um adulto, mas o principal é que eles sempre são os que ficam nos abrigos por mais tempo e também sentem falta de amor e carinho! Como todos os outros, precisam de um família. Então se alguém pensa em adotar um amigo, pense muito na hora de escolher, porque o cão adulto também é um grande amigo e com várias vantagens!

Um comentário:

  1. tomara que a partir de agora várias pessoas comecem a adotar animais adultos!!São tão fofos como os filhotes mas já tem seu tamanho e personalidade definidos!Que dó que os adultos demoram a ser adotados mas isso vai mudar!!!

    ResponderExcluir