sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os benefícios que os animais trazem para a saúde humana

Quem não sabe que os animais trazem muita alegria para suas famílias? Esse é, inclusive, o fator mais considerado pelas pessoas na hora da decisão em ter ou não um bichinho de estimação. Mas o que muita gente não sabe, é o que os benefícios de ter um animal em casa vão muito além da felicidade que eles nos proporcionam!

Estava no blog Bicharada, escrito pela Luciana Florence, e achei esse post que ela escreveu sobre tais benefícios. A Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), encomendou uma pesquisa para o Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) sobre esse tema. E os resultados foram impressionantes: o convívio com animais contribui, entre outras coisas, com a melhora da imunidade em crianças e adultos, a redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças como as dores de cabeça e resfriado.

E o mais legal é que em bebês que têm um ano de idade e são expostos precocemente aos cães são os mais beneficiados, já que certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam de forma significativa.



Segundo a pesquisadora Carine Savalli Redígolo, gestos simples podem trazerefeitos importantes para o sistema imunológico de pessoas de diferentes faixas etárias. “Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona”.



O estudo também revelou que a posse de cães ou gatos traz benefícios no controle da hipertensão arterial. Pessoas que viviam em condições de estresse e faziam controle do problema com medicação foram divididos em dois grupos, os que possuíam um animal e os que não possuíam. A pesquisadora Maria Mascarenhas Brandão afirma que, seis meses depois do início do monitoramento, um dos trabalhos constatou que as taxas de pressão diminuíram para ambos os grupos. Entretanto, nas situações geradoras de estresse a resposta foi melhor para os donos de cães. “Além disso, este grupo aumentou significativamente suas taxas de acertos em contas matemáticas, em relação àqueles que não possuíam os animais”, acrescenta. Esta situação mostrou a diminuição dos níveis de estresse, obtidos no contato com os pets.

Outras situações cotidianas também trazem efeitos muito positivos à saúde e ao convívio social: de acordo com os pesquisadores da USP, a duração das caminhadas é maior para aquelas pessoas que estão acompanhadas por um cão. “E, durante estes passeios, os animais ajudam na integração social, contribuindo para o início de uma conversa com outras pessoas”, confirma Maria.



 Gente, todos esses estudos são muito sérios e os resultados são verdadeiros! Aqui, tem mais motivos para adotar um animal! Infelizmente, famílias com crianças até 9 anos têm uma porcentagem muito pequena quando o assunto é animais de estimação em casa: apenas 16%! Já no caso de casais com filhos adolescentes e jovens, esse número sobe para 44%! Os benefícios são muitos e para diversas idades e, é claro, que a gente não pode se esquecer do tanto que esses animais são fieis e alegres! Além de previnir doenças, você vai ter ao se lado alguém que nunca vai te abandonar ou deixar de te amar... O cão é um amigo para sempre! Os animais sempre nos surpreendem! São seres maravilhosos que também precisam de amor... Depois de ler isso, é muito triste saber que ainda há quem maltrate esses bichinhos!

Um comentário: